tag:blogger.com,1999:blog-43028921362453748952024-03-13T10:38:06.386-07:00Vivendo e aprendendo...Queisehttp://www.blogger.com/profile/13147151029607983281noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-4302892136245374895.post-34476803927552628052009-12-15T13:04:00.000-08:002009-12-15T13:07:27.587-08:00<p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><b style=""><span style="font-family:Arial;">Disciplina</span></b><span style="font-family:Arial;">: Ciências<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><b style=""><span style="font-family:Arial;">Tema</span></b><span style="font-family:Arial;">: Água Fonte de Vida<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><b style=""><span style="font-family:Arial;">Objetivo Geral</span></b><span style="font-family:Arial;">: Facilitar o reconhecimento das questões de nosso dia-a-dia,<span style=""> </span>em que a ciência está presente, levando os educandos a refletirem sobre seu papel e os dos outros indivíduos que os cercam, a fim de se estabelecer uma maior relação e compreensão do ambiente em que o mesmo esta inserido.Além de motivá-los para a conservação dos ambientes a que pertencem em especial atenção para o rio. <o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><b style=""><span style="font-family:Arial;">Objetivos Específicos</span></b><span style="font-family:Arial;">:<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">Levar o educando a ter uma melhor compreensão do ambiente em que este pertence;<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">Desenvolver o senso crítico e argumentativo do educando;<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">E a consciência de que possui um importante papel na conservação do nosso planeta, dando ênfase aos rios.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><b style=""><span style="font-family:Arial;">Público Alvo</span></b><span style="font-family:Arial;">: Alunos da 4ª série do Ensino Fundamental.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><b style=""><span style="font-family:Arial;">Justificativa</span></b><span style="font-family:Arial;">: iniciamos este trabalho, com o recurso courselab, o qual nos proporcionou um aplicativo, onde podemos através do recurso visual e tecnológico que ele nos oferece, elaborar uma maneira mais significativa de abordar o tema: Água Fonte de Vida. Este tema surgiu a partir da análise sobre a questão que está bastante presente no dia-a-dia do educando, e demos vida a ele através do aplicativo courselab.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; line-height: 150%;"><b style=""><span style="font-family:Arial;">Procedimento</span></b><span style="font-family:Arial;">:<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">No desenvolvimento do aplicativo, fazemos uma breve apresentação do tema: Água Fonte de Vida, com a utilização de uma imagem de fundo e o tema, onde esta primeira parte é produzida no <b style="">TITLE.<o:p></o:p></b></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Na segunda parte do aplicativo utilizamos o <b style="">MASTER</b>, recurso que foi usado para se organizar a estrutura do trabalho, que envolve a <i style="">opção ajuda, conteúdo e o tema da apresentação</i>.<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="text-align: justify; text-indent: 35.4pt; line-height: 150%;"><span style="font-family:Arial;">Na terceira parte do aplicativo, usamos a opção<b style=""> NORMAL</b>, em que se deu início aos slides, que no total foram 19 slides de conteúdos e questionários. Veja a seguir os sub-temas abordados nos slides:<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">1º Recepção do aplicativo, seguido da apresentação do sub-tema <i style="">água.</i><o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">2º A água<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">3º Água Para Todos<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">4º As Utilidades da Água<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">5º Dizer Não ao Desperdício<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">6º A Água que Bebemos<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">7ºA Água Doce do Nosso Estado<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">8º Vamos Aprender a Zelar pela Água dos Nossos Rios<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">9ºPreservar a Mata Ciliar<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">10ºNão Provocar Assoreamento<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">11ºNão Provocar Assoreamento<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">12ºNão Poluir os Rios<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">13ºNão Envenenar os Mananciais<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">14ºNão Usar os Rios como Sanitários<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">15ºConservar as Bacias Hidrográficas<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">16ºAmigo do Rio<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">17ºQuestionário<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">18ºQuestionário<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">19ºQuestionário<o:p></o:p></span></p> <p class="MsoNormal" style="margin-left: 18pt; text-align: justify; text-indent: -18pt; line-height: 150%;"><!--[if !supportLists]--><span style="font-family:Symbol;"><span style="">·<span style=";font-family:";font-size:7;" > </span></span></span><!--[endif]--><span style="font-family:Arial;">20ºIdealização e Realização<o:p></o:p></span></p> <span style="font-family:Arial;">Este aplicativo foi idealizado e realizado por: Queise Suelem Sá Corrêa e José Almir Viana Nunes e contou com o apoio da Profª Otília da Universidade do Estado do Amapá – UEAP.</span>Queisehttp://www.blogger.com/profile/13147151029607983281noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4302892136245374895.post-73386220468993167142009-11-12T15:47:00.000-08:002009-11-12T15:48:06.061-08:00Ser educador do campo...<span style="font-family: arial;">Ser educador do povo do campo: respeito às diferenças e as políticas de igualdade. Queise Suelem Sá Corrêa. Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá-UEAP. Macapá-AP, 2009.</span><br /><div style="text-align: justify; font-family: arial;"> <br /> <br /> Ser educador do campo é um ato que envolve dinamismo, competência, flexibilidade, valorização das diferenças e promoção de políticas de igualdade, que possibilite aos educandos a construção do conhecimento que de alguma forma deverá estar implicado na luta pelas soluções de questões relacionados aos problemas concretos de cada comunidade, despertando a esperança e cultivando a solidariedade, para então construir coletivos pedagógicos com clareza política, competência técnica, valores humanistas e unidade de ação.Tendo como objetivo a conscientização de todos quanto a importância do campo; sendo este possuidor de diferentes identidades, visando à organização para conquista e a construção de políticas públicas na área da educação e, prioritariamente, da escolarização em todos os níveis, tendo como base sua multiculturalidade, as questões de gênero, de raça, de respeito às diferentes culturas e as diferentes gerações, de soberania alimentar, de uma agricultura e um desenvolvimento sustentáveis, de uma política energética e de proteção ao meio ambiente. Tudo isso a fim de contribuir na reflexão político-pedagógica da educação do campo e a partir de práticas já existentes possa projetar novas ações educativas que contribua na formação dos sujeitos do campo.<br />Apoio: Universidade do Estado do Amapá – UEAP.<br /><br /><br /></div>Queisehttp://www.blogger.com/profile/13147151029607983281noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4302892136245374895.post-62699474057969237152009-10-08T16:44:00.001-07:002009-11-05T09:29:51.280-08:00Ser feliz...<a onblur="try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}" href="http://2.bp.blogspot.com/_u2aWH6tGNKY/Ss579PbdlzI/AAAAAAAAAA4/h84RHVXhhjg/s1600-h/Imagem1211.jpg"></a><br />É acreditar que somos capazes de ultrapassar obstáculos,<br />ter uma vida de harmonia com os amigos,<br />ter uma família como a minha e ter consciência que Deus existe ...Queisehttp://www.blogger.com/profile/13147151029607983281noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4302892136245374895.post-25028530806153737322009-10-01T19:52:00.000-07:002009-10-01T19:52:00.313-07:00Na vida...<div style="text-align: center;"><span style="font-size:100%;"><span style="font-weight: bold;"></span></span></div><div style="text-align: center;"><span style="font-size:100%;"><span style="font-weight: bold;"></span></span><div style="text-align: center;"><span style="color: rgb(102, 0, 204);font-size:100%;" ><span style="font-weight: bold;">Na vida, conhecemos, vivemos e aprendemos.</span></span><br /><span style="color: rgb(102, 0, 204);font-size:100%;" ><span style="font-weight: bold;">Mesmo no dia-a-dia e nas pequenas coisas, </span></span><br /><span style="color: rgb(102, 0, 204);font-size:100%;" ><span style="font-weight: bold;">estamos em constante movimento.</span></span><br /><span style="color: rgb(102, 0, 204);font-size:100%;" ><span style="font-weight: bold;">Nos esforçamos para alcançar nossos</span></span><span style="color: rgb(102, 0, 204);"> </span><span style="font-weight: bold; color: rgb(102, 0, 204);font-size:100%;" >objetivos,</span><span style="color: rgb(102, 0, 204);font-size:100%;" ><span style="font-weight: bold;"> sonhos e desejos e </span></span><br /><span style="color: rgb(102, 0, 204);font-size:100%;" ><span style="font-weight: bold;">nesse caminho percebemos que na vida </span></span><br /><span style="color: rgb(102, 0, 204);font-size:100%;" ><span style="font-weight: bold;">existe os altos e baixos e logo entendemos que a vida é pra ser vivida.</span></span><br /></div></div><blockquote></blockquote>Queisehttp://www.blogger.com/profile/13147151029607983281noreply@blogger.com6