quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ser educador do campo...

Ser educador do povo do campo: respeito às diferenças e as políticas de igualdade. Queise Suelem Sá Corrêa. Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá-UEAP. Macapá-AP, 2009.


Ser educador do campo é um ato que envolve dinamismo, competência, flexibilidade, valorização das diferenças e promoção de políticas de igualdade, que possibilite aos educandos a construção do conhecimento que de alguma forma deverá estar implicado na luta pelas soluções de questões relacionados aos problemas concretos de cada comunidade, despertando a esperança e cultivando a solidariedade, para então construir coletivos pedagógicos com clareza política, competência técnica, valores humanistas e unidade de ação.Tendo como objetivo a conscientização de todos quanto a importância do campo; sendo este possuidor de diferentes identidades, visando à organização para conquista e a construção de políticas públicas na área da educação e, prioritariamente, da escolarização em todos os níveis, tendo como base sua multiculturalidade, as questões de gênero, de raça, de respeito às diferentes culturas e as diferentes gerações, de soberania alimentar, de uma agricultura e um desenvolvimento sustentáveis, de uma política energética e de proteção ao meio ambiente. Tudo isso a fim de contribuir na reflexão político-pedagógica da educação do campo e a partir de práticas já existentes possa projetar novas ações educativas que contribua na formação dos sujeitos do campo.
Apoio: Universidade do Estado do Amapá – UEAP.


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