terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Disciplina: Ciências

Tema: Água Fonte de Vida

Objetivo Geral: Facilitar o reconhecimento das questões de nosso dia-a-dia, em que a ciência está presente, levando os educandos a refletirem sobre seu papel e os dos outros indivíduos que os cercam, a fim de se estabelecer uma maior relação e compreensão do ambiente em que o mesmo esta inserido.Além de motivá-los para a conservação dos ambientes a que pertencem em especial atenção para o rio.

Objetivos Específicos:

· Levar o educando a ter uma melhor compreensão do ambiente em que este pertence;

· Desenvolver o senso crítico e argumentativo do educando;

· E a consciência de que possui um importante papel na conservação do nosso planeta, dando ênfase aos rios.

Público Alvo: Alunos da 4ª série do Ensino Fundamental.

Justificativa: iniciamos este trabalho, com o recurso courselab, o qual nos proporcionou um aplicativo, onde podemos através do recurso visual e tecnológico que ele nos oferece, elaborar uma maneira mais significativa de abordar o tema: Água Fonte de Vida. Este tema surgiu a partir da análise sobre a questão que está bastante presente no dia-a-dia do educando, e demos vida a ele através do aplicativo courselab.

Procedimento:

No desenvolvimento do aplicativo, fazemos uma breve apresentação do tema: Água Fonte de Vida, com a utilização de uma imagem de fundo e o tema, onde esta primeira parte é produzida no TITLE.

Na segunda parte do aplicativo utilizamos o MASTER, recurso que foi usado para se organizar a estrutura do trabalho, que envolve a opção ajuda, conteúdo e o tema da apresentação.

Na terceira parte do aplicativo, usamos a opção NORMAL, em que se deu início aos slides, que no total foram 19 slides de conteúdos e questionários. Veja a seguir os sub-temas abordados nos slides:

· 1º Recepção do aplicativo, seguido da apresentação do sub-tema água.

· 2º A água

· 3º Água Para Todos

· 4º As Utilidades da Água

· 5º Dizer Não ao Desperdício

· 6º A Água que Bebemos

· 7ºA Água Doce do Nosso Estado

· 8º Vamos Aprender a Zelar pela Água dos Nossos Rios

· 9ºPreservar a Mata Ciliar

· 10ºNão Provocar Assoreamento

· 11ºNão Provocar Assoreamento

· 12ºNão Poluir os Rios

· 13ºNão Envenenar os Mananciais

· 14ºNão Usar os Rios como Sanitários

· 15ºConservar as Bacias Hidrográficas

· 16ºAmigo do Rio

· 17ºQuestionário

· 18ºQuestionário

· 19ºQuestionário

· 20ºIdealização e Realização

Este aplicativo foi idealizado e realizado por: Queise Suelem Sá Corrêa e José Almir Viana Nunes e contou com o apoio da Profª Otília da Universidade do Estado do Amapá – UEAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário